Inovando na Gestão de Cidades deve tratar dos desafios e soluções durante e após a pandemia da Covid-19. Participantes do CSC têm bolsa de estudos integral
2022 já está batendo à porta com novidades. Depois da pandemia da Covid-19, especialistas garantem que é hora de inovar. Para isso, a Sociologia e Política – Escola de Humanidades, em parceria com o Connected Smart Cities, lança o curso: Inovando na gestão de cidades: desafios e soluções durante e após a pandemia. Os objetivos do curso são:
- Evidenciar o papel das inovações na gestão das cidades em articulação com o planejamento macro governamental;
- Discutir como a pandemia impactou os orçamentos públicos das cidades e como traçar estratégias de superação;
- Avaliar como as PPPs podem ajudar os municípios a investir em infraestrutura e aperfeiçoar a provisão de serviços públicos;
- Tratar do conflito redistributivo nas cidades e como enfrentar as desigualdades nos territórios;
- Discutir de que forma o SUS pode ser aprimorado e potencializado nas cidades;
- Debater sobre as relações institucionais com os demais entes federativos, o setor privado e a sociedade civil;
- E discutir sobre lições aprendidas com a pandemia, refletindo sobre as inovações que as cidades podem promover para superá-la.
Gestores públicos locais, prefeitos, secretários municipais, assessores e técnicos, assim como agentes das empresas e do terceiro setor, poderão ter uma visão geral dos principais temas de ordem política e administrativa, e seus instrumentos para o gerenciamento das cidades em um contexto tão desafiador quanto o imposto pela pandemia.
O conteúdo visa oferecer uma imersão em conceitos fundamentais, além de experiências concretas, que permitam que os gestores possam refletir sobre ideias e planos, e como concretizá-los em ações governamentais e projetos públicos.
O curso Inovando na gestão de cidades: desafios e soluções durante e após a pandemia proporciona desenvolver, ainda, a capacidade analítica dos gestores em relação a novos caminhos para o futuro. O corpo docente é formado por profissionais, nacionais e internacionais, renomados de diversos setores que compõem gestão e políticas públicas.
Carlos Alexandre Nascimento, integrante do corpo docente, Diretor de Programas da LSE Custom Programmes e um dos Coordenadores do MBA em Cidades e Inovações, afirma que a expectativa para o curso é bastante positiva, dado que a situação fiscal e a pressão sanitária, colocada pela pandemia, força os municípios a aumentarem sua capacidade de inovação na gestão e nas políticas públicas, tanto pela administração, quanto pelo setor privado ou terceiro setor. “Qualquer cidade que queira avançar e sobreviver no contexto atual do país, é fundamental que se prepare e aprenda como inovar na gestão pública. O que se pode esperar do curso são aulas de extrema qualidade com profissionais renomados, inclusive internacionalmente, que devem abordar os principais pontos de atenção nesta situação de crise fiscal e pandêmica nas cidades”, comentou.
O curso será EAD – Educação a Distância, com aulas gravadas. A conclusão varia de acordo com a disponibilidade do aluno em terminar os módulos oferecidos. O início das aulas será no dia 21 de outubro. Participantes, patrocinadores, apoiadores e palestrantes do Connected Smart Cities (CSC) têm bolsa de estudos integral, mediante cupom que será disponibilizado posteriormente. As matrículas estão abertas.
Mais informações pelo site da instituição.
Assessora de Imprensa da Necta – Conexões com Propósito