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MOBILIDADE URBANA: HORA DE REALIZAR PLANOS E TRAÇAR RUMOS

Aurelie dos Santos
Aurelie dos Santos
Gerente de Smart Cities na green4T. Graduada em estratégias territoriais e urbanas pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris, a executiva possui experiência organizacional na gestão de projetos de mobilidade adquirida no Brasil, França, Argentina e México. Atuou na implantação de 24 sistemas de bicicletas públicas e carros elétricos compartilhados e publicou o “Projetar e Construir Bairros Sustentáveis”, estudo comparativo sobre operações urbanas consorciadas, em São Paulo e Paris.

O processo de planejamento nem sempre acompanha o desenvolvimento das grandes cidades, transformando este tema em uma questão prioritária para melhorar a qualidade das pessoas que realizam esses deslocamentos diários

Temos visto as cidades crescerem e ganharem prédios, avenidas e aumentarem sua população de forma desordenada, deslocando-se diariamente por horas em uma corrida contra o tempo, isso ainda mais antes da pandemia e estamos ainda esperando ver se haverá novos padrões e quais serão esses. O processo de planejamento nem sempre acompanha o desenvolvimento das grandes cidades, transformando este tema em uma questão prioritária para melhorar a qualidade das pessoas que realizam esses deslocamentos diários.

Em abril de 2012, foi estabelecida a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), instituída pela Lei Federal n. 12.587 com intuito de ampliar o desenvolvimento urbano no Brasil, além de promover a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e da mobilidade de pessoas e cargas. Esta lei estabelece o Plano de Mobilidade Urbana como ferramenta para efetivação dos princípios, diretrizes e objetivos dessa política. Porém, em um país com dimensões continentais, como o Brasil, as fortes particularidades regionais e profundas desigualdades sociais, culturais e econômicas tendem a interferir no padrão e nas necessidades da mobilidade da população de cada cidade, assim como a circulação, trânsito e transporte público são tipicamente assuntos de interesse local e, portanto, difíceis de serem enquadrados em uma solução única.



Porém, mesmo reconhecendo a predominância das especificidades de cada situação, é possível estabelecer algumas variáveis analíticas que possam ser aplicadas, a princípio, para todo o país, reiterando a necessidade de adaptá-las às situações concretas ou até mesmo olhando exemplos de países que efetivamente conseguiram se adaptar.

Um exemplo a ser seguido é Estocolmo, na Suécia, realizar um projeto de mobilidade para diminuir os engarrafamentos, favorecer o uso de transporte e reduzir as emissões de gases por conta do efeito estufa. Com base nos dados históricos de engarrafamento, a capital sueca instalou 18 pontos de pedágio com tarifa variável entre as horas de rush e as horas de menor circulação nas diversas entradas da cidade. O resultado foi positivo: diminuição de 14% dos engarrafamentos e de 40% das emissões de gases, além de aumento de 40.000 usuários do transporte coletivo.  Sabemos que estabelecer e cumprir metas dessa magnitude é sempre um grande desafio para qualquer poder público no mundo.

No Brasil não seria diferente. Portanto, a gestão de dados passa a ser imprescindível. Com auxílio de novas tecnologias e os dados fornecidos pelas aplicações, as ferramentas digitais e aplicativos, muitas vezes disponíveis na palma da mão em um smartphone ou no GPS dos ônibus, são cruciais para fomentar dados e informações que, depois de analisadas, possam contribuir para que órgãos públicos estabeleçam direções e mudanças favoráveis à qualidade de vida da população.  Os veículos privados e públicos, como carros, viaturas, ônibus e tantos outros, podem ser considerados como IoTs pois, conectados à internet, coletam e comunicam dados utilizados para a operação em tempo real da mobilidade e do trânsito.

Com o acúmulo de dados históricos geolocalizados, é possível identificar acidentes regulares num local ou uma diminuição constante da velocidade dos veículos, por exemplo. Dessa forma, o sistema envia um alerta e assim apoia o gestor público na identificação da necessidade de atuação nesse local crítico de forma mais automatizada. Isso pode melhorar a segurança dos habitantes e a fluidez do trânsito.

Atualmente essas informações são utilizadas para o plano de mobilidade atual e planejamento de ações futuras. Analisando os impactos das políticas de mobilidades sendo concretizadas, o gestor público tem informação para melhorar e atualizar mais facilmente o próximo PMU, mas temos que começar hoje a coletar, analisar e utilizar esses dados para imediatamente termos um histórico de indicadores e métricas.

O Brasil já começou a traçar novos rumos para a mobilidade urbana. Prefeituras estão atentas a investimentos e tecnologias capazes de melhorar a dinâmica dos municípios, em prol da fluidez, segurança, redução de custos e aumento da qualidade dos serviços.

O painel Trancity, por exemplo, desenvolvido pela Scipopulis, para gestão das frotas de ônibus e gerenciamento do trânsito na cidade já está presente em sete cidades brasileiras. A ferramenta permite que os dados, gerados pelas cidades sobre localização de ônibus, e outras peculiaridades como tempo entre um ônibus e outro, sejam usados de forma estratégica para evitar erros e é necessário um conhecimento de computação de dados para limpá-los, cruzá-los e gerar conhecimento que suporta a tomada de decisão do operador e do gestor público. Um dos usos mais recentes do painel está no auxílio da gestão de cerca de 600 ônibus ao dia em Florianópolis. Desta forma, é possível saber com precisão os locais de gargalo do transporte público na capital catarinense e modificar trajetos, a organização das vias ou o tempo semafórico para que os ônibus ganhem em desempenho.

Um outro exemplo é o uso de tecnologia de semáforos inteligentes: Se um sensor no ônibus ou no VLT informa ao sistema de semáforo que está chegando, a sinalização pode ficar ou se tornar verde para priorizar o veículo coletivo em detrimento do veículo particular. Traz aumento da velocidade do ônibus no corredor, e assim diminuição do tempo de viagem dos usuários. 

A pauta está na mesa. Cidadãos e políticas públicas caminham lado a lado para um futuro, não tão distante assim, melhor para todos nós.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

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