Família ID. é o estado-da-arte em veículos elétricos, proporcionando autonomia de até 550 km e potência máxima de 299 cv;
Segundo Pablo Di Si, CEO da Volkswagen América Latina, os clientes da região podem agora conhecer o que existe de mais moderno em eletrificação da marca Volkswagen no mundo
A Volkswagen apresenta pela primeira vez na América Latina os modelos 100% elétricos da família ID., o ID.3 e o ID.4, que já fazem enorme sucesso em países da Europa, nos Estados Unidos e na China.
“Os clientes da nossa região podem agora conhecer o que existe de mais moderno em eletrificação da marca Volkswagen no mundo”, afirma Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina. Dentro da estratégia de descarbonização da Volkswagen, que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050, modelos elétricos vão se juntar no futuro aos modelos híbridos e flex com etanol na região. “Teremos muitas novidades para a nossa região em termos de eletrificação rumo à mobilidade sustentável”, completa o executivo.
A estratégia de eletrificação da Volkswagen na América Latina começou em 2019, com o lançamento do Golf GTE híbrido plug-in no Brasil. O passo seguinte foi agora, em 2021, com a apresentação do e-up! totalmente elétrico no Uruguai, país com uma das melhores infraestruturas para veículos elétricos no mundo. Recentemente, o Brasil foi escolhido para sediar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis para mercados emergentes.
“As primeiras unidades do ID.3 e ID.4 desembarcam inicialmente no Brasil e na Argentina, e também serão apresentados para os principais mercados da região em exposições, clínicas com clientes e test drives”, explica Thomas Owsianski, Presidente e CEO da Volkswagen da Argentina e vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen para a América do Sul. “Assim, a Volkswagen reforça seu posicionamento como a marca mais atrativa para uma mobilidade sustentável nos principais mercados globais”, destaca.
ID.3 e ID.4: o futuro está entre nós
Ousados, inovadores, funcionais, tecnológicos e cheios de personalidade. Os modelos da família ID. criam uma nova identidade para a Volkswagen e impressionam em todos os quesitos. Diferente de tudo o que existiu até hoje, eles chamam a atenção por onde passam. É impossível ser indiferente a um ID.
Um dos pontos que mais chamam a atenção, seja no ID.3 ou no ID.4, é o visual arrebatador. Parte deste ‘charme’ está diretamente relacionado com suas proporções únicas, que possibilitaram aos designers da marca aplicar linhas limpas, puras e extremamente modernas.
“Um dos desafios do projeto ID. era fazer com que os modelos não se parecessem com veículos à combustão. E nós conseguimos isso de uma maneira muita especial. As rodas são grandes, a distância entre os eixos bem longa e os balanços dianteiro e traseiros curtos. Isso sem falar no design exclusivo de faróis e lanternas, que garantem tanto ao ID.3 quanto ao ID.4 características exclusivas, seja pela manhã ou durante a noite”, explica o brasileiro Marco Pavone, Head Mundial de Design Exterior da Volkswagen e que teve participação direta na criação dos dois modelos.
O interior também é algo que impressiona e reestabelece novos parâmetros na indústria automobilística mundial, não apenas pelo acabamento com materiais que agregam requinte, mas principalmente pelo amplo e prático espaço interno.
Um dos pontos que mais chamam a atenção, seja no ID.3 ou no ID.4, é o visual arrebatador. Parte deste ‘charme’ está diretamente relacionado com suas proporções únicas, que possibilitaram aos designers da marca aplicar linhas limpas, puras e extremamente modernas.
“Um dos desafios do projeto ID. era fazer com que os modelos não se parecessem com veículos à combustão. E nós conseguimos isso de uma maneira muita especial. As rodas são grandes, a distância entre os eixos bem longa e os balanços dianteiro e traseiros curtos. Isso sem falar no design exclusivo de faróis e lanternas, que garantem tanto ao ID.3 quanto ao ID.4 características exclusivas, seja pela manhã ou durante a noite”, explica o brasileiro Marco Pavone, Head Mundial de Design Exterior da Volkswagen e que teve participação direta na criação dos dois modelos.
O interior também é algo que impressiona e reestabelece novos parâmetros na indústria automobilística mundial, não apenas pelo acabamento com materiais que agregam requinte, mas principalmente pelo amplo e prático espaço interno.
Os softwares evoluem rapidamente. Com ‘Updates Over-the-Air’, os modelos da família ID. não só estão constantemente atualizados para oferecer a melhor experiência para os seus usuários, como permitem que eles melhorem como veículos regularmente. Um benefício de muito valor, que antes era simplesmente inimaginável para um automóvel comercializado em série.
Realidade aumentada no dia a dia
Os modelos ID. contam com head-up display, com informações projetadas no para-brisa em realidade aumentada. Tanto o ID.3 quanto o ID.4 podem projetar inúmeros dados em 3D, sobre funções do veículo, recursos de segurança e até sistema de navegação. Tudo em realidade aumentada!
‘Carro Mundial do Ano 2021’
Por todas essas inovações, o ID.4 foi eleito ‘World Car of the Year 2021’, o mais conceituado prêmio da indústria automotiva, avaliado por jurados de todo o mundo, inclusive da região América Latina. Além disso, os modelos da família ID. receberam a nota máxima (cinco estrelas) no Euro NCAP na proteção para adultos e crianças, dentro dos mais rigorosos padrões de em testes de segurança da atualidade.
Definitivamente, o ID.3 e o ID.4 são o estado-da-arte em inovação e mobilidade sustentável. E vem muito mais por aí…