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ACESSIBILIDADE DIGITAL: A PRÁTICA QUE TODA EMPRESA AO REDOR DO MUNDO DEVERIA INCLUIR NA SUA AGENDA

Com mais de 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo com deficiências, a acessibilidade digital é mais importante do que nunca. Milhões de pessoas ao redor do planeta seguem confinadas em suas casas devido à pandemia e as ferramentas e tecnologias digitais tornaram-se o principal mecanismo para trabalhar, aprender, fazer compras, além de ser um meio de entretenimento.

A acessibilidade digital é a prática inclusiva de projetar um produto de fácil utilização para todas as pessoas. O que dá oportunidade de acesso para quem tem alguma deficiência física ou intelectual, auxilia quem enfrenta obstáculos impostos pela idade, problemas de saúde ou restrições temporárias. Também ajuda a quebrar barreiras tecnológicas, como a falta de conexão rápida de internet, que ainda é a realidade de muitos países e exigem soluções práticas.



Pensar na acessibilidade é projetar produtos universais e oferecer a mesma experiência para todas as pessoas, por meio de produtos que possam ser usados por todos, independentemente de sua deficiência.

As empresas estão cada vez mais preocupadas em oferecer essa acessibilidade em seus aplicativos e plataformas, por isso, buscam soluções rápidas, como as oferecidas pela OutSystems, para criar experiências inclusivas para todos os usuários.

O cumprimento das diretrizes de acessibilidade digital normalmente aumenta os requisitos para o desenvolvimento de um projeto de software, o que significa acrescentar tempo quando não há mais nem um segundo a perder para lançar um aplicativo no mercado. Como resultado, a acessibilidade é frequentemente abandonada, em um mundo onde a tecnologia evolui de maneira cada vez mais rápida.

A importância da acessibilidade digital tem recebido maior atenção nos últimos anos, com cada vez mais países adotando leis e regulamentos para garantir que as aplicações atendam às necessidades das pessoas com deficiências. A recente pandemia da COVID-19 aproximou ainda mais o tema para o centro da discussão pública.

Desde o início da pandemia do coronavírus, as pessoas no mundo inteiro têm sido obrigadas a trabalhar e estudar em casa, fazer compras on-line e se comunicar através de uma webcam. A digitalização permitiu que muitos pudessem levar suas vidas para o mundo digital, com o teletrabalho ou educação on-line, mas estes recursos não são os mesmos para todos ao redor do mundo. De fato, de acordo com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência especializada das Nações Unidas (ONU), quase metade dos habitantes do mundo – cerca de 3,6 bilhões de pessoas – não têm nem mesmo acesso a uma conexão de internet.

Hoje, mais do que nunca, os pontos digitais estão substituindo as interações tradicionais – pessoalmente em lojas físicas ou por telefone – com clientes, funcionários e parceiros. Eles estão tornando as empresas mais eficientes, mais ágeis na entrega de novos produtos e serviços e dando aos usuários a capacidade de atender suas necessidades no seu próprio ritmo, onde for mais conveniente para eles.

“Na OutSystems, acreditamos que impulsionar as empresas para a digitalização, criando aplicações com agilidade, não pode estar em desacordo com a garantia de que elas atendam aos mais altos padrões de acessibilidade. Nos últimos 20 anos, investimos muito para entender como podemos ajudar nossos clientes e atender a esses padrões. Desde então, facilitamos para os desenvolvedores a criação de aplicações web acessíveis”, comenta Javier Carrión, Vice-presidente da OutSystems para a América Latina.

“Os executivos esperam que a tecnologia os ajude a melhorar sua competitividade e fidelidade dos clientes, ao mesmo tempo em que reduz os custos e impulsiona o crescimento. Mas para alcançar uma agenda digital de sucesso, há vários obstáculos que as empresas precisam superar”, acrescentou Carrión.

A acessibilidade digital tem tudo a ver com a concepção e desenvolvimento de produtos e serviços digitais que todos podem utilizar. A moderna plataforma da OutSystems permite que as empresas ofereçam aplicações acessíveis, que atendam aos mais altos padrões e diretrizes globais, uma vez que a plataforma traz modernidade para a maneira que o software é construído, dando agilidade para implantação e criação de aplicações robustas.

Em um mundo em constante mudança, a inovação deve ser alavancada em velocidade e escala para ter sucesso. Criar aplicações para transformar a experiência do cliente, inovar no trabalho, automatizar processos e modernizar a tecnologia é uma tarefa complexa, que no passado levaria meses ou anos – tempo que as organizações não podem mais desperdiçar. Com a OutSystems como um parceiro para o desenvolvimento de aplicações, as empresas podem simplificar os processos sem comprometer a gestão, a segurança e a confiabilidade, para que suas equipes possam se concentrar em pontos que são verdadeiramente inovadores e diferenciados.

Sobre a OutSystems – A OutSystems foi fundada em Portugal, em 2001, com a missão de dar a todas as organizações o poder de inovar através do software. Assim, as ferramentas de alta produtividade, conectadas e assistidas por IA da plataforma de aplicativos ajudam os desenvolvedores a criarem e implementarem rapidamente uma gama completa de apps em qualquer lugar do mundo. Com mais de 435 mil membros da comunidade, mais de 1.500 funcionários, 350 parceiros e clientes ativos em 87 países e 22 indústrias, a OutSystems atinge uma escala global na medida em que ajuda as organizações a mudar a forma como desenvolvem seus aplicativos.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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