Além da geração de energia, material possui 80 anos de durabilidade
A Telite , fabricante de telhas plásticas com 100% de material reciclado, produz as telhas mais leves do mundo. O produto pesa cerca de 5,5 kg. Além disso, já estão avançados os estudos para que, brevemente, elas saiam da fábrica já com o grafeno acoplado, o que garante a captação de energia solar, mesmo nos dias chuvosos.
A inovação é muito bem-vinda, haja vista que já estamos vivendo a pior estiagem dos últimos 91 anos e, em contrapartida, o consumo não para de crescer. Mais do que uma escolha sustentável, a energia limpa se tornou uma alternativa viável diante da crise energética que elevou a taxa de luz no Brasil.
Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética , do Governo Federal, o consumo médio mensal de energia das famílias brasileiras no primeiro trimestre de 2021 girou em torno de 167,3 kWh/mês, sendo que uma só telha com grafeno é capaz de gerar 105 Kwh/mês. “Cada telha mede até 2,07m² e pode gerar até 250 quilowatts/ mês por unidade, então três telhas podem gerar 750 quilowatts, o que é muito acima da média nacional para uma residência”, aponta Leonardo Retto, CEO da Telite.