spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaCONCEITOS BÁSICOS DE INOVAÇÃO: CONSTRUINDO NOVAS REALIDADES A PARTIR DA IDEAÇÃO DE...

CONCEITOS BÁSICOS DE INOVAÇÃO: CONSTRUINDO NOVAS REALIDADES A PARTIR DA IDEAÇÃO DE SOLUÇÕES

Thais Zschieschang
Thais Zschieschang
Doutora e mestre em Psicologia Social, com mais de 10 anos em Inovação Pública e Impacto Socioambiental. Fundadora da Ecossistema de Impacto e Cofundadora do Delibera Brasil. Atuou em organizações como PNUD, ENAP, Instituto Akatu e ADE SAMPA. Responsável pela criação e gestão de 7+ hubs de inovação, 12+ maratonas de desenvolvimento de soluções e 10+ programas de ideação, incubação e aceleração. Pesquisadora em Inovação Pública pela PUC/SP e parte da Conexão Inovação Pública, da Coalition for Digital Environmental Sustainability/ONU e da Rede de Advocacy Colaborativo. Conselheira Potências Periféricas e Instituto InovaBR. Mentora ABStartups, BrazilLab, s-lab e Sebrae. 

A Inovação tem como fim a geração de novas soluções para problemas antigos

Quando falamos de inovação, regras e formatos de aplicação inovativa aparecem, carregando em si convergências e divergências, entretanto a lógica que pauta a Inovação segue três conceitos fundamentais: a orientação de soluções pautadas em problemas; a necessidade da diversidade enquanto expressão do potencial criativo no desenvolvimento de soluções; e a inter-relação, que pode ser traduzida como complementaridades de perfil de organismos e agentes que atuam dentro da mesma esfera temática, ou até mesmo a combinação de soluções diferentes para endereçar de forma coletiva desafios complexos à realidade experimentada.

A Inovação tem como fim a geração de novas soluções para problemas antigos, o que não representa, necessariamente, uso tecnológico acoplado ou desenvolvimento de produtos e serviços de alta complexidade agregada, e sim o aporte de novos fazeres sociais sob diferentes perspectivas, demonstrando profundo conhecimento sobre o problema, o que é base fundamental para as seguintes ideações de soluções.



Métodos Inovativos 

Segundo Furr e Dyer (DYER, Jeff; FURR, Nathan. Choose the Right Innovation Method at the Right Time. Harvard Business Review. Cambridge: 2014), o ciclo inovativo se inicia a partir do Insight, correspondendo ao processo criativo de concepção e ideação uma solução, inspirada em um desafio real; o que nos leva ao Problema.

O Problema, por sua vez pode ser coletivo, mas sempre se demonstra com características específicas em sua localidade, sendo a presença local dos envolvidos enquanto público de interesse de extrema importância. Chegando ao desenho da Solução.

A Solução corresponde ao problema experienciado e segue os princípios inovativos de sua ideação, sendo que, além da correspondência mencionada, a solução deve contar com atores de interesse engajados, sejam eles fomentadores (públicos ou privados), que além de mobilizarem a agenda e criarem espaço para o desenvolvimento de soluções de interesse, devem ofertar subsídios culturais, informacionais, educacionais, financeiros e estruturais que possibilitem seu desenvolvimento; assim como de beneficiários diretos e indiretos, temáticos ou regionais. Nesse eixo de atividades estão os testes de funcionamento da solução e sua projeção de potencial de mudança e avanços temáticos, com impacto socioeconômico e ambiental projetados.

Para garantir a viabilidade das soluções, princípios como a governança, interesse coletivo e sustentabilidade financeira permeiam a concepção e desenvolvimento do Modelo de Negócios, que representa estruturação mercadológica de viabilidade da solução, seja ela com ou sem fins lucrativos; para então se alcançar a fase de Escala.

A Escalabilidade se encontra quando as soluções podem ser tratadas enquanto elucidativas, educativas ou mercadológicas, consistindo em uma forma funcional de resolução de desafios, que pode ser aplicado em outro contexto ou localidade, resguardando ajustes necessários de operação pelas demandas estruturais da replicação de interesse enquanto lógica inovativa ou boa prática. Ambas as etapas depender de atores de interesse fomentadores e atuantes dentro da temática selecionada.

Nesse processo, questões como a diversidade inovativa, com pessoas de diferentes contextos, conhecimentos e perfis para pensar soluções complexas, elaboradas e representativas é um fator de interesse, assim como locais, uma vez que o conhecimento regional da problemática tratada em suas peculiaridades é base para a correlação da solução desenvolvida com o problema experienciado. 

Com o exposto, fica evidente a demanda de múltiplas soluções complementares em temáticas e metas coletivas complexas, e do engajamento de múltiplos atores de interesse, com posições e potenciais de apoio no desenvolvimento, operação e acompanhamento das soluções também complementares.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos