Como utilizar a criatividade como ferramenta de (re)construção histórico-cultural
O Smart Sustainable Tourism for Development é conceito caracterizado um sistema local caracterizado por serviços avançados, um alto grau de inovação por meio do uso considerável de TICs e pela presença de processos abertos, multipolares, integrados e compartilhados, direcionados à melhoria da qualidade de vida de residentes e turistas.
O turismo sustentável conta com três pilares fundamentais: o ambiental, o econômico e o social. O setor é responsável por 10% do PIB e conta com 1,2 bilhões de turistas anualmente, sendo uma iniciativa mundial o desenvolvimento de maneiras sustentáveis de se promover o turismo inteligente.
O Connected Smart Cities Digital Xperience irá realizar um painel no dia 10 de Setembro as 11 horas da manhã para abordar o tema com especialistas. O painel contará com a presença da Secretária Adjunta de Cidade Inteligente da Prefeitura de Maceió, Fernanda Cortez; dos Sócios e Consultores em Turismo e Hospitalidade da Horwath HTL Brasil, Paulo Bolliger e Fernando Kanni ; e do Sócio Fundador da Associação Mineira de Pesquisa, Inovação e Tecnologia, Kelson Douglas.
Segundo Paulo Bolliger e Fernando Kanni, contribuir para essa crescente área de estudo, fornecendo insights sobre as inter-relações existentes entre dois conceitos principais – Cidade Inteligente e Turismo Sustentável- pode apoiar um desenvolvimento de destinos turísticos mais competitivo: “A inclusão de tecnologias é essencial para a sustentabilidade e representa um elemento indispensável do desenvolvimento local. Existem várias aplicações possíveis: observando a implantação da Smart City, vários exemplos podem ser dados, como produtos urbanos relacionados a questões de conectividade, mobilidade, segurança, ecologia, varejo ou cultura”.
O uso inteligente dos recursos disponíveis por meio da aplicação de novas tecnologias acaba sendo um fator desencadeador da disseminação da filosofia do turismo sustentável. De acordo com os sócios, “A aplicação de tecnologias móveis e onipresentes no destino turístico dá origem à importação de conceituações particulares de comportamento e experiência. O uso pode promover sua “essência” ao público mais rapidamente e com maior precisão”.
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