spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadeMOBILIDADE, ACESSIBILIDADE E CONECTIVIDADE

MOBILIDADE, ACESSIBILIDADE E CONECTIVIDADE

As diferenças entre os conceitos de mobilidade, acessibilidade e conectividade e como todos esses estão relacionados com a inclusão social de uma cidade

Todos os dias, de acordo com a Secretária de Transportes Metropolitanos (STM), mais de 500 mil brasileiros cruzam a estação Sé na Linha Azul do metrô em São Paulo. É de senso comum entre os paulistas que é prudente evitar algumas linhas, estações e vias em horários de picos, mas grande parte da população, que de fato são os verdadeiros usuários do transporte público para a locomoção, não possuem o luxo de escolher como e quando se locomover. 

A mobilidade é um indicador diário que aponta para as desigualdades do espaço urbano. Discutir mobilidade e acessibilidade não significa apenas trazer as pessoas para mais perto de seus trabalhos, mas prover também acesso à cultura e lazer, estando diretamente relacionada com a inclusão social de uma cidade. 

Como conceitos diferentes, são complementares: a acessibilidade e a mobilidade são consideradas o ‘ying’ e o ‘yang’ do transporte. A primeira leva em conta o tempo, o custo, as opções, o risco e o conforto das diferentes formas de se deslocar pela cidade. Já a segunda é a habilidade e facilidade que uma cidade possui para o deslocamento de pessoas e bens de consumo. Essencialmente, mobilidade é o quão longe se pode ir em um determinado período de tempo e acessibilidade é a qualidade do tempo gasta nesse período. 

Ainda, existe o conceito de conectividade: a distância entre um indivíduo e seu centro de destino é relativa ao tempo de viagem. Ou seja, o destino pode não estar tão longe pela distância, mas pelo tempo gasto para se chegar nele. A conectividade é, portanto, responsável por garantir que o tempo entre o indivíduo e o seu destino seja o menor possível. 

Com isso, existem diferentes políticas que uma cidade pode ter frente ao seu planejamento urbano. Estratégias de mobilidade tem como objetivo aumentar o potencial de um indivíduo de deslocamento, intensificando a capacidade do sistema de transporte e a velocidade das viagens. Já estratégias de acessibilidade vão buscar aumentar o alcance que indivíduos possuem de suas atividades cotidianas, trazendo essas atividades para locais próximos a sua casa, aumentando as alternativas de deslocamento e expandindo as escolhas desse indivíduo. 

Discutir mobilidade é um dos grandes desafios para cidades se tornarem mais inteligentes e conectadas. Por isso, o Connected Smart Cities vai realizar uma série especial que irá discutir o tema mobilidade e acessibilidade, abrangendo mobilidade para as pessoas, mobilidade compartilhada, veículos elétricos, data analytics, tendências  e conectividade e integração. Cada tema terá uma matéria especial, que reunirá especialistas, entidades governamentais e empresas para discutir como melhorar a mobilidade e acessibilidade no Brasil e quais são os desafios que permeiam o assunto. 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos