spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSEducaçãoPROJETO SOBRE ABSORVENTES SUSTENTÁVEIS E ACESSÍVEIS DESENVOLVIDO POR ALUNAS DO IFRS VENCE...

PROJETO SOBRE ABSORVENTES SUSTENTÁVEIS E ACESSÍVEIS DESENVOLVIDO POR ALUNAS DO IFRS VENCE PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO 2022 – ETAPA BRASIL

As estudantes do Rio Grande do Sul, Camily Pereira dos Santos e Laura Nedel Drebes, conquistaram o primeiro lugar na etapa brasileira da competição e irão representar o Brasil na Suécia. O projeto vencedor desenvolve absorventes sustentáveis por meio dos subprodutos industriais

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental -ABES, por meio do programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS), promoveu a cerimônia de premiação do Stockholm Junior Water Prize (SJWP) – Prêmio Jovem da Água de Estocolmo – Etapa Brasil. A edição premiou um trabalho feito por duas mulheres, que propõe o desenvolvimento de absorventes sustentáveis e acessíveis.

A cerimônia foi realizada de forma presencial e inédita integrada à agenda da Conferência Internacional Rio2030, que abriu os diálogos com a sociedade civil na comemoração dos 30 anos da Eco92, e acontece até sábado (11), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Leia mais: https://abes-dn.org.br/?p=49379



O projeto “SustainPads: Absorventes Sustentáveis e acessíveis a partir de subprodutos industriais” – de autoria das alunas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Camily Pereira dos Santos e Laura Nedel Drebes, sob orientação da Profª Flávia Santos Twardowski Pinto – foi o grande vencedor da etapa.

Os SustainPads podem ser uma solução para o problema da pobreza menstrual, tornando os absorventes mais acessíveis financeiramente, e também pode reduzir o impacto ambiental causado pelos absorventes descartáveis tradicionais.

Após o anúncio, emocionadas, as jovens cientistas comentaram a alegria de serem premiadas e de representar o país na etapa internacional, que será realizada durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo, na Suécia, de 29 de agosto a 2 de setembro.

“Estou muito feliz por poder representar o Brasil em Estocolmo e por sermos mulheres cientistas. Foi incrível vir aqui ao Rio e os vínculos que criamos na premiação”, disse Laura.

“Agradeço à Associação por tudo, vocês são incríveis. Nós, jovens, somos o amanhã, somos o futuro e construímos as soluções do amanhã. Estamos aqui para buscar soluções por meio da ciência”, enfatizou Camilly.

Witan Silva, coordenador nacional do JPS e do Prêmio, agradeceu a todos os envolvidos no investimento de “um canal de comunicação para que a juventude mostre a sua voz, a sua ciência e o seu potencial” e destacou a dedicação dos professores, “que com poucos recursos fazem uma verdadeira revolução em nosso país e que trazem aqui o fruto deste trabalho”.

A cerimônia foi transmitida pelo canal da ABES no YouTube. Disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=G8nTpvsji9o&t=5s

Saiba mais sobre o Prêmio em www.abes-dn.org.br/abeseventos/premiojovemaguaestocolmo/.

Saiba mais sobre o JPS: https://bit.ly/3PM4dFL

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE EDUCAÇÃO

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos