spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaPREFEITOS DE CINCO CAPITAIS BRASILEIRAS COMPARTILHAM EXPERIÊNCIAS SOBRE TECNOLOGIAS INTELIGENTES PARA...

PREFEITOS DE CINCO CAPITAIS BRASILEIRAS COMPARTILHAM EXPERIÊNCIAS SOBRE TECNOLOGIAS INTELIGENTES PARA CIDADES

Sessão temática foi realizada na manhã desta quinta-feira (24) no Smart City Expo Curitiba 2022

O painel Tecnologias Inteligentes para Cidades/Diálogo de Prefeitos foi realizado na manhã da última quinta-feira (24) na Plenária Principal do Smart City Expo Curitiba – o maior evento brasileiro de cidades inteligentes.

Os prefeitos de Curitiba (PR), Rafael Greca; de São Luís (MA), Eduardo Braide; de Recife (PE), João Campos; e de São Paulo (SP), Ricardo Nunes, participaram da sessão temática moderada por Gilberto Perre, da Frente Nacional de Prefeitos.



Processo social

O prefeito Rafael Greca, anfitrião do evento, afirmou que a inovação só é válida para as cidades ao se transformar em processo social. Entre os destaques tecnológicos de Curitiba, Greca citou as duas mil câmeras instaladas pela capital paranaense e que fazem leitura facial da população. Também falou sobre o sucesso das 150 hortas urbanas e das duas fazendas urbanas. “Queremos uma cidade que vá do arado ao computador”, afirmou.

O prefeito de Curitiba ainda ressaltou a integração dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) com a tecnologia de realidade virtual e o programa de pirâmide social que deve ser lançado nos 330 anos da cidade, em março do ano que vem.

“Inovação é a transformação para o mundo dar um passo adiante em clima de paz, de respeito a todas as pessoas e livre de todos os preconceitos”, disse.

Universalização do acesso à internet

Ricardo Nunes, prefeito da capital paulista, reiterou que a busca por tecnologia deve ter um cunho social. Ele falou sobre a necessidade em universalizar o acesso à internet para toda a população.

Nunes afirmou que São Paulo assumiu o compromisso de instalar antenas nas regiões da cidade em que não têm cobertura de internet, as “áreas de sombra”. O prefeito contou que implementou um software de material pedagógico para os alunos da rede municipal, porém, a maioria dos estudantes não tinha acesso à internet em casa: “Investimento perdido”.

Ao falar das inovações de sucesso, Nunes citou a tecnologia que tem como objetivo melhorar o transporte urbano e o Centro de Inovação Bruno Covas que dá incentivo a startups verdes.

Compromisso com a população

Cícero Luna, prefeito de João Pessoa, afirmou que a capital da Paraíba busca ser referência na educação por meio da tecnologia. De acordo com Luna, a meta é ser igual ou superior às melhores escolas particulares do país.

“Cidade inteligente tem visão e compromisso em cuidar do que é mais importante: a população”, pontuou.

Entre as inovações exemplares de João Pessoa, Luna falou do Programa Remédio em Casa, do prontuário eletrônico e do Programa Papel Zero: “Não assino nada em papel, é tudo digital”.

Luna disse que defende a tecnologia como uma ferramenta para que se possa ser mais eficiente ao cuidar das pessoas.

Filômetro

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, contou que a cidade foi a primeira capital a vacinar a população e os adolescentes e a aplicar a dose de reforço contra a Covid-19. “Envolvemos a tecnologia em todo o processo da vacinação e criamos centros independentes. Desenvolvemos o aplicativo Filômetro que indicava, em tempo real, o tamanho da fila da vacinação para a população.”

Braide falou que preza por uma política voltada para as pessoas. A cidade está transformando os casarões históricos em habitação de interesse popular, com diversos apartamentos. Além disso, está criando uma rota acessível no Centro Histórico da cidade.

“Ser cidade inteligente é mudar a vida das pessoas de forma rápida e impactante. Uma cidade só é boa para quem é de fora se, em primeiro lugar, for para quem mora lá”, afirmou.

Estratégia de digitalização

João Campos, prefeito de Recife, disse que a meta da cidade é se tornar uma grande referência na área digital nos próximos quatro anos.

“Temos o Embarque Digital, que promove a formação de jovens no ensino superior em tecnologia. Temos duas mil bolsas. A gente é fiador porque quer garantir a empregabilidade.”

Segundo Campos, a estratégia de digitalização de Recife tem foco no cidadão. “Não podemos excluir ninguém por não ter acesso à internet ou por não ser alfabetizado digitalmente.”

Durante a pandemia, a cidade criou um sistema de saúde que atende remotamente: “A telemedicina é uma realidade em Recife”. Campos contou que a vacinação foi a porta de entrada da digitalização para a população. No aplicativo Conecta Recife, o cidadão encontra todos os serviços da saúde.

“A tecnologia precisa ter relação com a sociedade, não pode ter barreiras. Ela deve servir para enfrentar a desigualdade e as grandes mazelas”, afirmou.

Com informações da Assessoria de Imprensa Talk Assessoria de Comunicação

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE TECNOLOGIA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos