spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaTRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA 450 MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA 450 MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Edital da ABDI selecionou empresas inovadoras que vão capacitar MPEs. Soluções utilizadas serão incorporadas pelo programa Brasil Mais

Empresas inovadoras e startups selecionadas por edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em convênio com o Ministério da Economia, vão capacitar 450 micro e pequenos negócios e treinar seus colaboradores na área da transformação digital. Quer conhecer uma das soluções que já está pronta para capacitar sua empresa? Conheça a Transforma +, inscreva-se e faça parte da digitalização da economia. É gratuito!

ACESSE AQUI

“Os projetos vão levar capacitação para 450 empresas e 1,8 mil trabalhadores em boas práticas digitais. Isso será fundamental para ajudar a superar os obstáculos que pequenos negócios enfrentam rumo à transformação digital”, afirmou a gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI, Adryelle Pedrosa. Segundo ela, a falta de qualificação do trabalhador é uma das grandes barreiras enfrentadas hoje pelas empresas para adotar tecnologias digitais.



O concurso aberto pela ABDI, no ano passado, no valor de R$ 4,67 milhões, selecionou nove empresas que apresentaram soluções inovadoras de capacitação e treinamento on-line voltado às MPEs, para qualificar profissionais no uso de tecnologias digitais.
Cada uma das empresas vai desenvolver as soluções apresentadas e atender a, no mínimo, 50 micro e pequenos negócios.  “As MPEs precisam contar com um corpo de funcionários com competências suficientes para usar as tecnologias de forma eficaz e para atuar de forma versátil no universo digital”, afirmou Pedrosa.

A Transforma + é a primeira plataforma que já está pronta para atender as MPEs, de maneira on-line, personalizada e totalmente gratuita. A Transforma + é uma iniciativa do IEBT Inovação, instituto com 12 anos de atuação em consultoria em gestão e inovação para resultados.

Segundo o gerente de Inovação do IEBT, Filipe Messias, a metodologia da plataforma foi testada em mais de 500 MPEs, com ferramentas acessíveis e práticas para qualquer tipo de empreendedor. “A plataforma também conta com um diagnóstico de evolução dos participantes, tanto da empresa quanto individualizado por colaborador. Assim, é possível mensurar o resultado efetivo alcançado com o curso”, explicou.

Sistema de gamificação com pontuações, chatbots, fórum de discussões, oito módulos de aprendizagem e outras ferramentas planejadas para auxiliar durante toda a jornada de capacitação também estão na plataforma. O participante recebe certificação em Transformação Digital ao final do curso, que pode ser feito em até dois meses. Em breve, as outras oito plataformas de capacitação estarão prontas para o atendimento ás MPEs. E serão divulgadas pela ABDI.

A fase de implantação dos projetos pelas empresas selecionadas pelo edital termina no dia 20 de maio. Depois, entre 23 de maio e 24 de junho, acontecerá a etapa de compartilhamento de resultados e lições aprendidas pelos 9 projetos. A última etapa é a elaboração, pela ABDI, do relatório geral dos resultados alcançados e o compartilhamento com as instituições que compõem a governança do Programa Brasil Mais. Esse período vai de 4 a 29 de julho.

Brasil Mais

As metodologias e ferramentas tecnológicas selecionadas no concurso poderão ser incorporadas pelo Brasil Mais, programa do governo federal coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da ABDI e execução pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Brasil Mais tem por objetivo aumentar a produtividade e a competitividade das micro e pequenas empresas brasileiras, por meio de soluções de rápida incorporação, com baixo custo e alto impacto. Além de difundir práticas para a melhoria de processos produtivos e gerenciais e a redução de desperdícios, o programa apoia as empresas brasileiras em sua trajetória rumo à transformação digital.

Para ter acesso ao Edital Novas Metodologias, do Programa Brasil Mais, e conferir as nove empresas e os projetos premiados, clique aqui.

Com informações da Assessoria de Imprensa da ABDI

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE TECNOLOGIA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos