spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSGovernançaMDR FIRMA PARCERIA COM INSTITUIÇÃO BRITÂNICA COM FOCO EM ATRAIR INVESTIMENTOS PARA...

MDR FIRMA PARCERIA COM INSTITUIÇÃO BRITÂNICA COM FOCO EM ATRAIR INVESTIMENTOS PARA OBRAS DE SANEAMENTO

MDR e British Water, principal organização da cadeia de abastecimento da indústria de água e esgoto no Reino Unido, assinaram acordo de cooperação técnica na última terça-feira (5)

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), assinou, nesta terça-feira, memorando de cooperação técnica com a British Water, principal organização representativa da cadeia de abastecimento da indústria de água e esgoto no Reino Unido. A iniciativa tem como objetivo atrair investimentos privados para ações de saneamento básico a serem realizadas no Brasil.

Durante a cerimônia de assinatura, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, reforçou a importância de se avançar nas ações voltadas ao saneamento básico. “São 100 milhões de brasileiros sem tratamento de água e esgoto adequados. Então temos um desafio, mas também a perspectiva da união de todos para alcançarmos a meta de universalização até 2033”, afirmou. “Por isso, fizemos uma modernização do marco regulatório, no ano passado, e tivemos como resultado o aumento do número de investimentos no país. Com os cinco leilões já realizados para concessão de serviços de saneamento básico ao setor privado, alcançamos R$ 63 bilhões em investimentos”, completou.



Para o embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, o acordo entre os dois países é uma conquista. “Enxergamos os desafios, mas também vemos oportunidades aqui. O saneamento básico é prioridade para nós, britânicos, e temos, no Reino Unido, vários casos de sucesso com as parcerias feitas com empresas privadas”, comentou.

Parceria

A parceria com a British Water vai proporcionar a troca de experiência entre as partes sobre questões ligadas ao ambiente regulatório, indo ao encontro do objetivo do MDR de incorporar as melhores práticas internacionais para elaboração e estruturação de projetos de infraestrutura urbana e hídrica.

Serão realizados estudos conjuntos e eventos, por meio de plataforma on-line. Nesse espaço, serão publicados conteúdos e realizados seminários com representantes do setor de saneamento dos dois países.

“Acreditamos que este acordo vai contribuir para melhorar o relacionamento entre o Reino Unido e o Brasil. Temos um interesse mútuo de desenvolvimento, crescimento e criação de investimentos no setor de saneamento e essa iniciativa vai nos proporcionar a troca de experiências, essencial para que os avanços aconteçam”, afirmou a diretora executiva da British Water, Lila Thompson.

Novo Marco Legal

Com a sanção do novo Marco Legal do Saneamento, que completou um ano em julho, o Governo Federal tem como objetivo alcançar a universalização dos serviços de saneamento básico até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90%, ao tratamento e à coleta de esgoto.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE GOVERNANÇA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos