MOBILIDADE URBANA NA ESCOLA: POR QUE ESSE TEMA NÃO DEVE FICAR PARADO?

O guia aborda tópicos como o próprio conceito de mobilidade urbana, o futuro das cidades e suas possibilidades de transformação

Na publicação “Mobilidade urbana na escola: por que esse tema não deve ficar parado?”, realizada pela Fundação Grupo Volkswagen em parceria com o Carona a Pé, o objetivo é incentivar que os estudantes caminhem juntos e se apropriem das cidades onde vivem. Dessa maneira, a publicação serve como guia para que alunos, educadores, gestores escolares e todos os cidadãos reconheçam a importância da mobilidade ativa, bem como seu potencial de protagonismo na construção de cidades melhores, por meio de ações práticas e interdisciplinares.

Lançado em 5 de maio de 2021, o guia “Mobilidade urbana na escola: por que esse tema não deve ficar parado?” aborda, em 97 páginas, tópicos como o próprio conceito de mobilidade urbana, o futuro das cidades e suas possibilidades de transformação, a importância do caminhar e do ir a pé para a escola, o que uma cidade precisa para ser caminhável, o urbanismo tático e o planejamento urbano, entre outros.



Tudo isso com exemplos concretos, chamados de “Pílulas de Ação”, e sugestões para a elaboração de atividades pedagógicas em seções denominadas “Transformar Conhecimento em Ação”, que são propostas flexíveis para que os celaborem atividades de forma autônoma e em referência ao contexto de sua escola, conforme recomendações fundamentais da BNCC para o trabalho com Temas Contemporâneos Transversais.

Contexto

Pensar como as pessoas se deslocam nos espaços urbanos, seja de maneira individual (a pé, de bicicletas, motocicletas ou carros) ou de maneira coletiva (de ônibus, metrô, trem) é essencial para o planejamento urbano, pois influencia de maneira decisiva na qualidade de vida dos cidadãos nas cidades.

Autor: Fundação Grupo Volkswagen e Carona a Pé
Ano: 2021

PARA BAIXAR A PUBLICAÇÃO CLIQUE AQUI 

CLIQUE AQUI E ACESSE MATÉRIA RELACIONADA AO ESTUDO

Publicidade
spot_img

Últimas Matérias