CORONAVÍRUS: PREFEITURA DE VITÓRIA VAI DISTRIBUIR 370 MIL MÁSCARAS PARA A POPULAÇÃO

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Vitória e da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (CDTIV) com a Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) e a Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses)

A partir desta segunda-feira (27), a Prefeitura de Vitória vai iniciar a distribuição de 370 mil máscaras caseiras para os moradores da capital. As máscaras, que são gratuitas, têm como objetivo auxiliar a população na proteção contra o novo coronavírus, seguindo o princípio “eu te protejo, você me protege”.

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura Municipal de Vitória e da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) com a Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) e a Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses).

“Nós vamos fazer a doação de 370 mil máscaras, que é exatamente a população de Vitória. São máscaras reutilizáveis feitas por costureiras das nossas comunidades, das escolas de samba. Ao mesmo tempo que a gente está gerando trabalho e emprego, a gente está protegendo as pessoas. Lembro que eu defendo o uso de máscaras praticamente de forma pioneira no país, ainda no final de março. A ideia é que eu usando máscara eu protejo você e você me protege. Esse movimento é muito importante pra que nós possamos, durante a circulação na cidade, evitar a propagação do vírus. Eu espero que todos usem as máscaras e vamos começar as entregas, agora no início da semana, nos Pronto-Atendimentos (PAs), nas barreiras sanitárias, depois pontos de aglomeração: feiras, supermercados, etc”, disse o prefeito Luciano Rezende.

IMPACTO

Leonardo Krohling, do Comitê de Acompanhamento e de Recuperação Econômica para Situação de Emergência de Saúde Pública – Covid-19, disse que a iniciativa vai ajudar a gerar renda para dezenas de famílias das costureiras das escolas de samba, já visando reduzir o impacto da pandemia neste segmento da economia da cidade.

“Nesta primeira semana, vamos entregar aos pacientes sintomáticos respiratórios dos PA’s, das unidades de saúde e na barreira sanitária da rodoviária. E gradativamente vai abranger outros serviços da Prefeitura, como abordagem de rua, ou seja, aos poucos vamos chegando a toda a população”, disse Krohling.

PRODUÇÃO

O diretor-presidente da CDTIV, Renzo Nagem, explica que as máscaras serão produzidas por cerca de 100 costureiras que atuam na produção de fantasias das escolas de samba de Vitória.

“Estamos fazendo uma força-tarefa para que o maior número de pessoas seja contemplado, especialmente aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade social e têm mais dificuldade de acesso às máscaras. Estamos providenciando todo o material para a produção das máscaras, que serão confeccionadas nos ateliês das costureiras das escolas de samba da capital. É uma iniciativa que vai ajudar muito nessa batalha ao coronavírus e gerar renda para dezenas de famílias”, disse Nagem.

RENDA

O presidente da Liesge, Edvaldo Teixeira, destaca a importância da iniciativa. “Essa parceria veio num momento muito importante. Neste período de pandemia, muitas costureiras ficaram sem trabalhar e dependem de doações para alimentar suas famílias. Além de garantir uma renda para quase 100 famílias, elas vão atuar numa frente muito louvável, que é a confecção de máscaras para proteger a população contra esse inimigo invisível”, afirma.

O presidente da Lieses, Edson Neto, também aprovou a parceria. “Neste momento de crise gerada pela Covid-19, voltamos a pensar nas comunidades e na sociedade em geral. Colocamos nossos ateliês e costureiras à disposição para amenizar os impactos causados pela pandemia. Essa parceria com as escolas vai favorecer ainda mais esse trabalho, dando estrutura e oportunidade para mostrar que as agremiações estão do lado da sociedade”, destaca.

Fonte: Prefeitura de Vitória

Últimas Matérias

LONGEVIDADE EM SMART CITIES

Como cidades humanas, resilientes e inclusivas devem se adaptar ao cenário do envelhecimento crescente da população.   De acordo com a segunda edição do Índice de...

ARTIGO PAULA FARIA – EMBAIXADORA MOBILIDADE ESTADÃO: ENCURTAR DISTÂNCIAS É UM DOS GRANDES DESAFIOS DA MOBILIDADE

Mais que melhorar a experiência ou a rapidez com que as pessoas atravessam a cidade, mobilidade urbana significa acesso a oportunidades *Por Paula Faria  “Como sair...

CENSO MOSTRA QUE ENSINO A DISTÂNCIA GANHA ESPAÇO NO ENSINO SUPERIOR

Em 2009, as matrículas dos calouros em EaD representavam 16,1% do total. Em 2018, elas representavam 39,8% do total de estudantes que ingressaram nas...

SMART MOBILITY

Com a pandemia do coronavírus, soluções de mobilidade individual se tornaram mais atrativas De acordo com dados da Associação Nacional dos DETRANS, o Brasil possui uma...

PROJETO DO GOVERNO CRIA MARCO LEGAL DAS STARTUPS E DO EMPREENDEDORISMO INOVADOR

Os objetivos do governo com a proposta incluem fomentar esse ambiente de negócios; aumentar a oferta de capital para investimento em startups; e disciplinar...