100 EMPRESAS MAIS INFLUENTES EM MOBILIDADE URBANA SÃO ELEITAS EM LEVANTAMENTO EXCLUSIVO
Projeto é uma parceria do Connected Smart Cities e Mobilidade Estadão
Um levantamento criterioso é o responsável por apontar as 100 empresas mais influentes em mobilidade urbana no ano de 2021. O trabalho é uma parceria realizada entre o Connected Smart Cities e a vertical de Mobilidade do Estadão, que divulga, com exclusividade no impresso e digital, na próxima quarta-feira, 26, o resultado final do projeto.
O Projeto
O projeto iniciou com 288 companhias selecionadas, que atuam no setor de mobilidade no Brasil. Depois, 30 profissionais da área foram convidados a votar nas empresas mais influentes. As 288 companhias selecionadas foram divididas em oito segmentos e 241 delas receberam ao menos um voto dos jurados.
Os especialistas puderam indicar empresas em três categorias, levando em consideração a inovação; práticas de ESG e as ações positivas realizadas durante a pandemia da Covid-19.
Jurados
Profissionais renomados do setor de mobilidade foram convidados para eleger as 100 empresas mais influentes em mobilidade urbana no Brasil. Alguns dos jurados fazem parte de organizações que apoiam o Connected Smart Cities.
Parque da Mobilidade Urbana
O levantamento das 100 empresas + Influentes é uma das ações que compõem o Parque da Mobilidade Urbana, que será realizado entre os dias 23 a 25 de junho, na “esquina da América Latina em São Paulo”, o conjunto arquitetônico do Memorial da América Latina, na Barra Funda. O evento, que reafirma a parceria do Connected Smart Cities com o Mobilidade Estadão, vai proporcionar a discussão das garantias de deslocamento das pessoas nas cidades de forma sustentável e equitativa.
O Parque da Mobilidade Urbana (PMU) vai promover o encontro do ecossistema apresentando conteúdos, entrevistas, vídeos e demais ações realizadas durante o ano de 2021, pela plataforma Connected Smart Cities e o Mobilidade Estadão. Mais que um evento, o PMU vai compartilhar experiências, engajar discussões e realizar ações concretas que serão desenvolvidas de forma colaborativa com diversos parceiros.
Alejandra Maria Devecchi
Alejandra Maria Devecchi é uma urbanista com formação profissional em desenho e planejamento urbano, elaboração de políticas habitacionais e estudos de desenvolvimento. Atualmente está envolvida na coordenação de projectos urbanos complexos como Nova Luz e Arco Tietê, trabalhando para o IBAM, BID, AECOM, CARIOCA e Concremat.
Antonio Edson Souza Meira Júnior
Médico especialista em Medicina do Tráfego e Presidente da ABRAMET - Associação Brasileira de Medicina de Tráfego.
Carol Padilha
Carol Padilha, graduada em Pedagogia pela UEL, palestrante, professora no Colégio Equipe em São Paulo. Fundadora do Carona a Pé – mobilidade urbana e educação
Membro da RedInova desde 2019
Aluna do programa MobiliCampus do ITDP
Autora dos guias:
Mobilidade urbana na escola: por que esse tema não deve ficar parado?
Caminhando juntos até a escola: o que a cidade e as crianças ganham com isso?
Ambos lançados em 2021.
Clarisse Cunha Linke
Clarisse Cunha Linke é Mestre em Políticas Sociais, ONGs e Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE), onde recebeu o prêmio “Titmuss Examination Prize” em 2005. Atua no ITDP Brasil como diretora executiva. Ela trabalha em planejamento e implementação de políticas e programas sociais desde 2001, com experiência no Brasil, Moçambique e Namíbia.
Daniel Guth
Daniel Guth é consultor e especialista em políticas de mobilidade urbana, comunicador e mestrando em urbanismo pelo PROURB/UFRJ. É diretor executivo da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) e co-autor de livros "O Brasil que pedala: cultura da bicicleta nas cidades pequenas" (2018), “Mobilidade humana para um Brasil urbano” (2016), “A Bicicleta no Brasil" (2015) e "Desistir nunca foi uma opção" (2013).
Edgar Barassa
Doutor em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP, é fundador da Barassa & Cruz Consulting nas áreas de mobilidade elétrica, energias renováveis e tecnologias emergentes de baixo carbono. Apresenta experiência em projetos relacionados a governança para inovação, prospecção tecnológica e desenvolvimento de novos negócios.
Eduardo Peixoto
Eduardo Peixoto é chief design officer do CESAR, Centro de Inovação e professor da CESAR School. Mestre em comunicação de dados pela Technical University of Eindhoven-Holanda, MBA pela Kellogg School of Management, Evanston-EUA e pela Columbia Business School, atua há 30 anos na área de tecnologias da informação e comunicação (TICs), tendo trabalhado como executivo no exterior, na Philips da Holanda e na Ascom Business System AG (Suíça).
Eleonora Pazos
Coordenadora da Divisão América Latina. Principais atividades: Elaboração de propostas de parcerias para desenvolvimento de projetos de transporte sustentável – indústrias, operadores e autoridades, elaboração, de relatório de análise do setor de transporte público na América Latina, coordenação de visita técnica aos sistemas de transporte da América Latina em projeto de cooperação do Banco Mundial e Autoridade de Transporte de Lagos – Nigéria.
Emilio Matsumura
Emílio é Diretor Executivo do Instituto E+ Transição Energética. Possui graduação e doutorado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). De 2012 até 2020, foi Assessor da Presidência na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), tendo, dentre outras atribuições, a coordenação executiva do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) e do Plano Nacional de Energia (PNE) 2050. Ainda na EPE, foi Superintendente-adjunto e Assessor da Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos entre 2006 a 2012.
Fernando Rabelo
Bacharel em Administração Pública e pós-graduado em Direito Público, Fernando foi servidor da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do estado de Minas Gerais por 6 anos, acumulando 8 anos de experiência nos poderes legislativo e executivo, em áreas como planejamento, desenvolvimento, gestão, regionalização e participação social. Licenciou-se há 3 anos para atuar no terceiro setor, coordenando projetos como o Portal Meu Município da Brava e gerenciando a área de inovação e governo digital da organização, incluindo o relacionamento com o BrazilLAB e o ecossistema GovTech.
Gustavo Partezanni
Atuando através de uma reflexão sistêmica sobre as questões urbanas e suas soluções, com forte liderança nos processos de desenvolvimento de políticas públicas e programas para melhorar a vida das cidades . Líder focado com reconhecida experiência em planejamento urbano e design, lidei com problemas das cidades como problemas de design. Tenho meu trabalho alinhado à convicção no desenho ético e nos processos de desenvolvimento transparentes.
Janayna Bhering
Janayna se envolveu com o empreendedorismo bem nova, ajudando em um negócio da família. Natural de Viçosa, graduou-se em engenharia de alimentos na Universidade Federal de Viçosa (UFV), fez mestrado em ciência e tecnologia, e se especializou em gestão de negócios, estatística aplicada a processos e gestão de inovações tecnológicas.
Joao Oliveira
Carreira (20+ anos) construída com experiências em diferentes indústrias, incluindo a construção de equipamento personalizado, processos contínuos em petroquímica, produção em série (stock e just in time) e automóvel.
Dezasseis anos de experiência na indústria automóvel em diferentes funções dentro do Serviço ao Cliente, Desenvolvimento de Rede e Vendas & Marketing @ Volvo Cars.
Juliana DeCastro
Bióloga especialista em Planejamento e Gestão Ambiental, Mestre em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ (2014). Atualmente é coordenadora de performance na área de planejamento urbano na Tembici e integra o Núcleo de pesquisa sobre Planejamento Estratégico de Transporte e Turismo (PLANETT), onde desenvolve pesquisas, sobre desenvolvimento integrado do território, gestão da demanda por viagens em áreas urbanas e turísticas e mobilidade ativa e compartilhada.
Lilian Frazão
Gestora de e-commerce, ciclista e meia maratonista.
Passagem pelos primórdios do Submarino e Extra.com e pela gestão física de Blockbuster e Lojas Americanas.
Apaixonada por bikes, em 2018 criei a Quero Pedalar dentro do Programa de Incubação do Sebrae SP onde ensinamos pessoas a andar de bicicleta.
Luis Fernando Villaça Meyer
Diretor de Operações do Instituto Cordial, arquiteto e urbanista graduado e mestrando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, foi membro do Conselho Municipal de Política Urbana e assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, onde coordenou a elaboração dos Planos Regionais das Subprefeituras.
Marcel Martin
Marcel é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Planejamento e Gestão de Território pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Entre suas experiências profissionais, trabalhou com a coordenação de grandes projetos na área de planejamento urbano, transporte e mobilidade com equipes multidisciplinares.
Myriam Tschiptschin
Arquiteta e Urbanista formada pela FAU-USP (2007), especialista em Novas Tecnologias aplicadas à Arquitetura e a Cidades pela Universidad de Alcalá em Madri (2009) e é Mestre, também pela FAU-USP, na área de Planejamento Urbano e Regional (2016). Além de pesquisadora na área de sustentabilidade, em 2011, tornou-se LEED® Accredited Professional pelo US Green Building Council (USGBC) e, desde então, atua como consultora de diversos projetos sustentáveis em nível nacional e internacional, ministra cursos e palestras e participa de comissões julgadoras na área de sustentabilidade. Hoje é Gerente da Unidade de Smart Cities e Infraestrutura Sustentável do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) e Coordenadora do curso de Smart Cities do Istituto Europeo de Design (IED).
Paulo Miguel Júnior
Prática na implantação de negócios, Start Up;
Advogado, atuando no mercado de transporte coletivo de passageiros e em 2004 abertura de escritório próprio atendendo a diversas empresas pelo Brasil.
Corretor de Seguros, com atuação nacional com habilitação para atuar em todos os ramos.
Empresário no ramo de locação de veículos, atuando em terceirização de Frota.
Renata Falzoni
Renata Falzoni 67, é arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie em 1977 e trabalha desde 1978 como jornalista, sendo uma das precursoras da linguagem de videorreportagem na TV brasileira.
Desde o ano de 1976, pedala como meio de transporte, em 1989 fundou o Night Biker’s Club do Brasil, clube pioneiro de ciclistas urbanos noturnos no Brasil e desde então participa ativamente nos movimentos pelos direitos dos ciclistas urbanos.
Roberta Marchesi
Formada e Mestre em Economia, com Pós-graduações em Planejamento, Orçamento e Gestão, Transporte e Mobilidade e diversos cursos específicos, atualmente atua como Diretora Executiva na ANPTrilhos.
No dia-a-dia, além de coordenar as atividades de planejamento e gestão da entidade, desenvolve
um trabalho voltado para as áreas de Relações Governamentais e Institucionais, buscando defender os interesses do setor, aliado ao desejo de contribuir para a construção de uma mobilidade urbana mais adequada.
Roberta Hessmann Knopki
Engenheira Ambiental formada pela Universidade Federal do Paraná (2010) e especialista em gestão de produção pela FAE Business School, com foco em gestão e planejamento de projetos. Desde 2013 trabalha como assessora técnica na GIZ, onde desenvolveu ações de capacitação e licenciamento ambiental na área de produção de biogás e seu uso com fonte de energia. Atualmente coordena as ações junto ao MEC, Rede Federal EPCT e universidades da iniciativa Profissionais para Energias do Futuro, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos nas áreas de energias renováveis, eficiência energética, digitalização e mobilidade elétrica.
Rodrigo Tortoriello
Consultor, especialista em Mobilidade Urbana e Mobilidade Ativa, pós-graduado com MBA em engenharia de transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e com formação em gestão pública pelo CLP em São Paulo, com módulo internacional na Kennedy School da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Atualmente atua como consultor em Mobilidade Urbana através da RT2 Consultoria, empresa que fundou em 2005.
Rogério Markiewicz
Presidente da ABRAVEi – Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores; Conselheiro do CAU/BR - Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo do Brasil; sócio da MKZ Arquitetura; diretor Técnico ADEMI/DF - Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do DF; e diretor da AEarq - Associação dos Escritórios de Arquitetura e Urbanismo de Brasília.
Sergio Avelleda
Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e consultor em Mobilidade Urbana e Eletromobilidade. Foi secretário municipal de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo. Presidiu o Metrô de São Paulo e a CPTM. É Senior Advisor em Mobilidade Urbana da WRI – World Resources Institute e membro do Board da Slocat Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, tem MBA em Gestão Executiva pelo Insper.
Sergio Sgobbi
Diretor de relações institucionais e governamentais na Brasscom, atuou como consultor em gestão empresarial para micro e pequenas empresas para o SEBRAE/SP e facilitador de cursos nas áreas de RH e Gestão estratégica de negócios. Desempenhou também a função de Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Araraquara/SP. Graduado em Ciências Sociais (Unesp) e Administração (Uniara) e doutorando em desenvolvimento territorial e meio ambiente.
Tatiana Tucunduva P. Cortese
Pesquisadora do USP Cidades Globais - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, docente do Programa de Pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis – PPGCIS da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e Autora dos livros "Cidades Inteligentes e Sustentáveis" e "Mudanças Climáticas: do global ao local.
Victor Callil
Mestre em Sociologia, USP. Pós-graduado em pesquisa de marketing, mídia e opinião pública, FESP-SP. Pesquisador do CEBRAP desde 2009 e atualmente coordenador de pesquisas em mobilidade urbana do Núcleo de Desenvolvimento. Organizador dos livros “Estudos de mobilidade por bicicleta” 1, 2, 3 e 4 e também do livro “Mobilidade por aplicativo: estudos em cidades brasileiras”.